Os infográficos fornecem um formato de comunicação que utiliza recursos visuais que não apenas atraem o público ávido por informações, mas também ajudam na compreensão e retenção de informações.
As pessoas usam os infográficos para comunicar rapidamente uma mensagem, simplificar a apresentação de grandes quantidades de dados, ver padrões e relações de dados e monitorar alterações nas variáveis ao longo do tempo.
Basta reparar, infográficos são abundantes em ambientes público – sinais de trânsito, mapas de metrô, nuvens de tags, partituras e mapas meteorológicos são apenas alguns exemplos, entre um grande número de possibilidades.
Mas é preciso ter cuidado ao criar infográficos, pois aqueles que não conseguem ser informativos são apenas imagens e falham no seu propósito de comunicar um dado.
Sendo assim, a clareza é um dos principais atributos dessa ferramenta de comunicação. Um infográfico repleto de imagens, texto e pontos de dados não é atraente para os olhos e não consegue explicar um conceito ou transmitir conhecimento usando dicas visuais.
É preciso analisar o que cada infográfico está tentando alcançar antes de podermos estabelecer as melhores práticas para sua aplicação. Por definição, todos os gráficos de informação têm como objetivo comunicar informações. O que varia é o objetivo de fazê-lo – e entender esse objetivo é o que determina as prioridades de um gráfico e como será a abordagem de cada projeto.
No entanto, não é suficiente apenas transmitir uma informação, você também deve tornar o infográfico visualmente interessante. Há várias formas de fazer isso, como, por exemplo, ao usar iconografia representativa (ícones), metáfora ilustrativa ou mecanismos relevantes de enquadramento decorativo – todas as ferramentas poderosas para comunicar sua mensagem. Sem esquecer do seu objetivo, obviamente. É preciso que as informações e a identidade visual da imagem conversem. A adequação dos elementos decorativos e ilustrativos variará com base na aplicação e uso de um infográfico.
Por fim, é preciso lembrar que um dos principais benefícios do uso de infográficos na comunicação é sua capacidade de ajudar as pessoas a reter informações, pois os gráficos são capazes de estender o alcance de nossos sistemas de memória. As visualizações fazem isso instantaneamente e constantemente recorrendo a informações não visuais armazenadas em nosso cérebro.
O cérebro humano pode recordar símbolos, cenas e padrões familiares, permitindo fazer conexões rápidas com as informações já armazenadas e compreender rapidamente o que estamos vendo. Por isso, infográficos se conectam tão bem com o público e colaboram com o desenvolvimento de uma identidade visual sólida que dará sentido ao conteúdo, campanhas e projetos da sua empresa na internet.
Lembre-se que o objetivo é tornar o conteúdo mais identificável ao consumidor e, claro, comunicar a sua marca para esse público. Mas, para alavancar esses resultados, é necessário investir em profissionais capacitados para a função. Além deles, a criação de conteúdo exige repertório, conhecimento e ferramentas específicas.
Abraços, Nelise Cardoso – Salamarela.
Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.