Há muitas formas de se envolver o público em uma contação de histórias. Uma das estratégias utilizadas pode envolver várias histórias para transmitir uma mensagem. Nesse modelo, a história principal fica ao centro de uma série de outros fatos a serem contados. São como histórias paralelas, que circundam a principal.
A estrutura de pétalas é uma maneira de organizar vários palestrantes ou histórias em torno de um conceito central e único. É útil quando você precisa contar mais de uma história que não estão conectadas ou conhecimentos que deseja revelar, todos relacionados a uma única mensagem.
Considere, portanto, uma programação repleta de palestras e atividades que, progressivamente, resultam na construção de uma mensagem que, não apenas é convergente, como também é maior. Em outras palavras, para que a estrutura de pétalas funcione é preciso que todas as ideias apresentadas sejam convergentes.
Nesse caso, encontramos uma estrutura que apresenta à audiência como diferentes linhas de pensamento podem produzir uma única ideia. Ou, partindo de uma ordem inversa, como uma ideia pode ser sintomática de uma série de grandes mentes trabalhando conjuntamente.
Todas as histórias devem ser construídas de forma bem estruturada. A grande quantidade de informações compartilhadas e palestrantes não deve causar confusão ao público.
Afinal, um bom storytelling é aquele que não deixa dúvidas na audiência. Com uma ou mais histórias, sua apresentação deve ter um único objetivo.
Esse objetivo comum deve ser transmitido ao público através do discurso e também identidade visual. Lembre-se que para a estrutura de pétalas funcionar tudo deve estar em harmonia, pensando nos tons, efeitos e imagens que utilizará. Não apenas o que será dito é importante de ser pensado previamente, mas também o tom da apresentação.
Estruture sua apresentação para contar suas histórias uma por uma antes de voltar ao centro. As pétalas podem se sobrepor à medida que uma história introduz a próxima, mas cada uma deve ser uma narrativa completa. Ao fazer isso, você pode tecer evidências e emoções em torno de sua teoria central, além de demonstrar ao seu público a verdadeira importância e o peso da sua mensagem.
Escolha a técnica da estrutura de pétalas para demonstrar como os fios de uma história ou processo estão interconectados ou para possibilitar que vários palestrantes abordem um tema central. Com a Salamarela você aprende a estruturar sua apresentação com uma série de histórias que ilustram suas ideias, cada uma fortalecendo ainda mais sua mensagem.
Abraços, Nelise Cardoso
Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.