Metade do desafio de se tornar um orador qualificado é encontrar uma história que vale a pena contar. Muitas pessoas que precisam criar apresentações de negócios, acham difícil transformar material aparentemente trivial em algo fascinante, significativo e memorável. Como causar impacto falando sobre uma nova política da empresa? Como tocar o coração ao compartilhar números de orçamento?
Para criar um storytelling encantador é preciso conseguir enxergar a correlação entre as partes principais de uma apresentação de negócios e os elementos básicos da narrativa. Ao ver esses paralelos, você descobre a história que se escondia logo abaixo da superfície das prioridades de negócios e usá-la para dar vida às apresentações.
Ainda parece difícil? Encontre sua história considerando como esses quatro elementos da narrativa se relacionam com a apresentação que você precisa criar.
1. Estabelecer contexto
Quais são as circunstâncias que cercam a situação atual? O que aconteceu antes? Por que você está fazendo esta apresentação? Esses detalhes fornecem uma base para apoiar sua história e moldar seu significado. São as informações básicas que esclarecem por que as informações ou ideias que você está apresentando são importantes. Use o contexto para dar ao seu público uma razão para ouvir.
2. Concentre-se nos personagens
A quem sua apresentação se refere? Quem será afetado pelo que acontece? Qual o papel do público? Responda a estas perguntas para encontrar os personagens da sua história. Os personagens não apenas criam foco, mas também fornecem alguém para se preocupar e acreditar. Eles tornam as histórias mais humanas e ajudam a estabelecer uma conexão emocional. Lembre-se de que as pessoas investem em pessoas.
3. Crie conflito
Qual é o desafio? Que obstáculos estão no caminho? O que está em jogo? Conflito é a luta entre forças opostas. É o problema que precisa ser resolvido. A situação que precisa de uma solução. A mudança que precisa ser feita. Por estar no centro de toda história, o conflito acrescenta drama que mantém as pessoas interessadas.
4. Entregue uma resolução
Qual é a sua solução proposta? Quais serão os resultados? Uma boa história termina com um problema sendo resolvido, conflitos sendo resolvidos e mudanças ocorrendo. Além de compartilhar a solução, você pode dar ao seu público uma visão do que acontece depois – os benefícios que ela traz, a oportunidade que apresenta e as possibilidades que descobre.
Agora que você tem uma história para contar, a Salamarela te ajuda a transformá-la em uma apresentação extraordinária. Fale conosco!
Abraços, Nelise Cardoso.
Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.