Uma das principais técnicas que devem ser usadas ao falar em público é o contato visual. Afinal, essa é uma ferramenta fundamental para criar conexão com a audiência e que ajuda naquele famoso problema das pessoas dispersarem e perderem o interesse na mensagem que você quer passar.
O segredo para se sair bem nessa técnica é fazer com que a audiência se sinta envolvida no discurso, ou seja, se sinta parte de uma conversa. Para isso, a solução é usar a comunicação P2P (person to person – pessoa à pessoa), que consiste em você trazer o mesmo poder de uma conversa individual para seu discurso.
Ao fazer o contato visual, você vai gerar uma sensação de proximidade com o público. Seu objetivo é trazer conexão entre o apresentador e a audiência através da sensação de uma conversa mais individual que o contato gera.
Neste artigo, eu te explico como usar essa técnica a seu favor. Confira.
Qual a importância do contato visual?
Como já foi mencionado, o contato visual é uma importante forma de linguagem corporal durante a comunicação. Além da fala, é por meio da nossa linguagem corporal que nos apresentamos e nos comunicamos com outras pessoas. Portanto, nossos olhos falam muito sobre nós e como nos comunicamos.
Entre a importância do contato visual, podemos destacar:
passa mais confiança;
é um sinal de que você é um bom ouvinte;
mostra mais atenção;
cria conexão com a outra pessoa.
Como manter o contato visual?
Confira algumas dicas simples de como manter o contato visual:
Estabeleça contato antes de começar a falar com alguém;
Se a conversa for com apenas uma pessoa, olhar no olho dela intensamente pode deixá-la um pouco desconfortável. Para evitar isso, desvie o olhar lentamente usando a técnica do triângulo. Imagine um triângulo invertido conectando os olhos e a boca da pessoa. Fixe o olhar no ponto entre os olhos dela ou um pouco acima dos olhos;
Faça um gesto. Para o contato não ficar tão desconfortável, como mencionado, ao invés de desviar o olhar, você pode também fazer um gesto ou acenar com a cabeça, para parecer mais natural.
Na prática, como funciona?
Faça uma sequência de pequenas conversas individuais com cada pessoa da audiência. Ao identificar que alguém se conectou visualmente com você, converse, literalmente, com ela.
Mantenha o contato por até 2 segundos e troque de pessoa até fazer isso com cada um da audiência.
Perceba que, dessa forma, você envolve cada pessoa em seu discurso e aumenta as possibilidades de todos prestarem atenção em você.
O que evitar?
Confira também o que não fazer durante o contato visual:
Desviar o olhar do público (olhar para os slides e não para as pessoas);
Focar em apenas uma pessoa.
O que significa quando a audiência evita contato visual?
Quando alguém evita olhar nos seus olhos enquanto você apresenta, pode significar, por exemplo, que a pessoa queira passar despercebida ou até mesmo que não se sinta confortável com esse tipo de interação por falta de prática.
Tente uma conexão e ao não obter retorno ou perceber que a pessoa desviou o olhar, seja simples e desvie também, concentrando o seu contato visual em outra pessoa da audiência.
Abraços, Nelise Cardoso
Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.