Elevator Pitch: como aumentar a atração de clientes.

Existem alguns termos utilizados dentro do Marketing Digital que são bem específicos, fazendo com que muitas pessoas sequer saibam sobre o que eles se tratam. Elevator Pitch, por exemplo, pode ser um deles.

Por isso, preparei esse texto com o objetivo de dar todas as dicas possíveis para que você entenda na íntegra tudo sobre este assunto.

O que é Elevator Pitch?

Elevator Pitch, como o próprio termo já dá a entender, é uma espécie de conversa de elevador, como se fossem aqueles segundos ou minutos de diálogo que as pessoas têm quando estão à espera do seu andar dentro do elevador. 

Agora, é importante que você entenda que esta conversa ou diálogo pode ser utilizada como um método eficaz, prático e rápido em diversos aspectos da vida. No âmbito profissional, inclusive, é uma ferramenta potente e de grande poder para atrair clientes.

Funciona da seguinte forma: em um período de tempo curto, de aproximadamente 30 ou 60 segundos, é elaborada uma espécie de apresentação sobre você, aquilo que você faz (aqui entram suas habilidades e diferenciais) e o que oferece ao seu ouvinte. 

Dicas para usar o Elevator Pitch 

Agora que já ficou mais do que claro sobre o que é e o por que ter um Elevator Pitch, que tal algumas dicas para fazê-lo da melhor maneira possível? Vamos à elas: 

Dica 1: Pense nos segundos iniciais do seu Elevator Pitch

Os segundos iniciais são fundamentais para captar a atenção de uma outra pessoa. A pergunta chave para estes primeiros momentos é: Quem é você?

Se for uma biografia das suas redes sociais, por exemplo, o ideal seria algo como: Sou fulana, tenho tantos anos, moro em tal lugar e sou formada/estou apta a trabalhar em tal profissão/setor. Simples, rápido e impactante, ok?

Dica 2: Descreva suas principais qualidades

Depois que você contou sobre quem é você, é importante que fale brevemente sobre suas principais qualidades.

É o momento em que você poderá dizer algo como: Tenho tantos anos de atuação em tal área, já trabalhei em X empresa e realizei tal curso. Foque naquilo que você tem de MELHOR e mais convincente. Seu diferencial!

Dica 3: Analise a dor do ouvinte no seu Elevator Pitch

Se você está “vendendo o seu peixe” para o público durante uma apresentação, é hora de pensar em como você será útil para. Qual é a dor dessas pessoas? Qual é o problema que você, com as suas experiências e habilidades, está preparado para resolver? 

Dica 4: Estabeleça uma solução do ouvinte

É claro que se você propõe sanar uma dor, através dos seus conhecimentos e experiências, precisa mostrar como. Como você pretende resolver o problema? De quais artifícios você se utilizará para trazer os tão esperados resultados? 

Dica 5: Finalize com o valor do serviço 

Para fechar o seu Elevator Pitch com chave de ouro, fale, de forma certeira, mas sem parecer ousado ou arrogante demais, sobre o valor estimado pelo serviço. 

Para este tópico, nossa sugestão é que você já vá para a apresentação, reunião ou o que quer que seja com alguma ideia sobre a monetização.

Dica 6: Treine bastante tudo o que será dito e como será dito

Feito todos os passos que citamos acima, que basicamente são passos para um roteiro de Elevator Pitch, é chegada a hora de treinar. Pense em tudo o que colocou para apresentar nestes poucos segundos e na forma em que isso sairá da sua boca.

Procure passar confiança, autocontrole e credibilidade através da sua postura e imposição vocal.

Um bom Elevator Pitch é aquele que capta a atenção do ouvinte, o faz refletir sobre você e seus serviços e quer saber mais, além daqueles 30 ou 60 segundos argumentados! 

Se você gostou das dicas e já quer fazer o seu, nós da Salamarela contamos com especialistas que o realizam de forma eficaz e personalizada. Entre em contato com a gente.

Abraços,

Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.